• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Análise mostra que discurso político sobre a pandemia segue o mesmo padrão do negacionismo ambiental

1 de julho de 2021
Análise mostra que discurso político sobre a pandemia segue o mesmo padrão do negacionismo ambiental

Imagem: Marcelo Casal Jr/Ag.Brasil

Resumo da pesquisa

  • Pesquisa analisa discurso de Bolsonaro com relação à pandemia em notícias de quatro grandes jornais de circulação no Brasil
  • Falas presidenciais usaram a ciência de forma inadequada para dar verniz de cientificidade aos seus argumentos
  • Discursos do presidente também tiveram tendência a transferir a culpa e os custos das medidas impopulares para os governadores dos estados

Pesquisador(es):

Elize Massard da Fonseca
Nicoli Nattrass
Lira Luz Benites Lazaro
Francisco Inácio Bastos

Confira o estudo na íntegra

Ao promover a pseudociência e enfraquecer as ações do Ministério da Saúde, os discursos do presidente com relação à pandemia de Covid-19 seguem padrão semelhante a posicionamentos do governo sobre questões climáticas em 2019. É o que mostra estudo realizado por pesquisadores da FGV/EAESP, em parceria com pesquisadores da Universidade de Cape Town, África do Sul, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade de São Paulo (USP) publicada na “Global Public Health”.

O estudo analisou de maneira sistemática mais de 7.200 notícias publicadas sobre Covid-19 em quatro jornais de grande circulação no Brasil (Folha de S. Paulo; Estado de S. Paulo; O Globo; e Valor Econômico), entre os meses de janeiro e julho de 2020, período mais crítico da pandemia, em que havia pouco conhecimento sobre o vírus. Ao explorar em profundidade essas notícias, os pesquisadores notaram quatro principais padrões nos discursos do presidente em torno da pandemia:

Conteúdorelacionado

Confiança entre policiais aumenta a preparação para emergências

Como os municípios brasileiros avançam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Gerenciamento baseado em evidências: a chave para a sustentabilidade das instituições de saúde

  • Diminuição da importância do distanciamento social;
  • Negacionismo científico e simplificação dos impactos da pandemia;
  • Uso inadequado da ciência para dar um verniz de cientificidade aos argumentos utilizados;
  • Transferência para os governadores estaduais da culpa e dos custos das medidas impopulares.

Essas conclusões foram possíveis com o uso de técnicas Processamento Natural de Linguagem (NLP), um campo da inteligência artificial que permite analisar um grande volume de dados textuais, destacando padrões e criando categorizações. “Ao analisar o cluster associado ao presidente, identificamos uma série de discursos que corroboram o que os observadores e analistas definem como uma resposta fraca e controversa à pandemia”, explica Lira Luz Benites Lázaro, uma das autoras do estudo.

Os pesquisadores ressaltam que as ações do presidente não apenas têm implicações na forma como o país lida com a pandemia, mas também afetam o seu desenvolvimento econômico sustentável. Para os autores do estudo, o ímpeto de manter a economia funcionando, a despeito das altas taxas de mortalidade e da destruição da Amazônia, sugere que suas prioridades são de curto prazo, às custas do meio ambiente e da sustentabilidade social.

Para Elize Massard da Fonseca, que também é autora do estudo, mais do que pedir para que esses líderes levarem a ciência a sério, é preciso investigar por quê eles agem assim. “Os índices de aprovação de Bolsonaro aumentaram em 2020, o que sugere que seu discurso ressoou com uma parcela do eleitorado, mesmo com o aumento do número de mortes. É fundamental que estudos futuros investiguem os determinantes do populismo, particularmente durante pandemias”, sugere.

—

Portaria FGV Nº19: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

Tags: discurso políticogestão públicameio ambientepandemiapolítica
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Policiais brasileiros em operação representando confiança entre colegas e prontidão para emergências.
Administração pública

Confiança entre policiais aumenta a preparação para emergências

22 de dezembro de 2025
Como os municípios brasileiros contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Administração pública

Como os municípios brasileiros avançam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

5 de novembro de 2025
Gerenciamento baseado em evidências: a chave para a sustentabilidade das instituições de saúde
Blog Gestão e Negócios

Gerenciamento baseado em evidências: a chave para a sustentabilidade das instituições de saúde

18 de março de 2025

Conteúdo recente

Quer Ver Sua Equipe Evoluir? Deixe de Premiar Apenas o Resultado

Quer Ver Sua Equipe Evoluir? Deixe de Premiar Apenas o Resultado

5 de junho de 2026
Governança para pequenas empresas: quando aprender junto evita a crise entre sócios

Governança para pequenas empresas: quando aprender junto evita a crise entre sócios

3 de junho de 2026
SAIU NA MÍDIA

SAIU NA MÍDIA

2 de junho de 2026

Mais lidos

machosfera política é analisada em grupos do Telegram no Brasil.

Machosfera e política: como comunidades online influenciam o debate público no Brasil

15 de maio de 2026
Consumidor depositando embalagens usadas em ponto de coleta de reciclagem em loja, exemplo de como empresas podem engajar consumidores na economia circular.

Tese por artigos em administração pública: ganhos, riscos e o que dizem os dados no Brasil

8 de abril de 2026
Mulheres na liderança em reunião executiva com equipe discutindo estratégias empresariais

Ter mais mulheres na liderança melhora o desempenho das empresas? Estudo responde

11 de maio de 2026
Existe um limite universal para o desenvolvimento tecnológico?

SELIC: O Fator Externo tem Passaporte Americano

6 de maio de 2026
gestão de marcas no contexto global conectando produção, consumo e mercado financeiro

Gestão de marcas: o que está por trás do valor das grandes empresas globais

4 de maio de 2026
ambiente de trabalho corporativo com pessoas em situação de estresse e apoio entre colegas

Saúde mental no trabalho: evidências apontam caminhos para prevenção e vigilância no Brasil

21 de maio de 2026

Tags

administração pública bem estar comportamento do consumidor consumo coronavírus covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 10 ODS 12 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

30 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

Ativismo corporativo: quando o posicionamento das empresas gera apoio e rejeição

6 de abril de 2026
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00