• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Blog Gestão e Negócios

Americanas: governança que vira valor de verdade

18 de março de 2026
Americanas: governança que vira valor de verdade

Bradlei Moretti, aluno do Doutorado Profissional em Administração da FGV.

Após uma fraude, governança só impacta o valuation (valor da empresa) quando vira confiança mensurável em métricas operacionais e transparência. A Americanas saiu da UTI? Plano de recuperação homologado, expansão empurrada para o próximo ano, primeiros sinais operacionais no azul. Parece que sim! Mas, a pergunta que realmente mexe no valuation da empresa é outra: que governança e qual disclosure (divulgações importantes) reconquistam o valuation depois de uma fraude contábil?

Conteúdorelacionado

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

SAIU NA MÍDIA

Saúde mental no trabalho: evidências apontam caminhos para prevenção e vigilância no Brasil

A resposta fácil e tentadora é o pacote “boas práticas” – mais independentes no conselho, comitês, separação de presidente do Conselho e CEO, rotação de auditor independente. Necessários? Sim. Suficientes? Não. Tudo é válido, sozinho, vira perfumaria. O investidor quer, efetivamente, ver como isso muda fluxo de caixa, risco e opções de crescimento, ou seja, o valuation da empresa. Sem essa ponte, o desconto permanece.

A teoria que orienta a virada define o resultado. Se partimos do velho manual da Teoria da Agência (gestor oportunista a ser policiado) criamos uma governança de desconfiança, defensiva e extremamente cara e ineficiente: camadas de controle, pouca cooperação com as partes interessadas e colaboradores sempre na defensiva. O efeito no valuation é imediato: vida útil dos fluxos mais curta, custo de capital mais alto, menos oportunidades.

Há outro caminho, mais alinhado à visão inspirada por Sumantra Ghoshal: reconectar governança e confiança com responsabilidade, tratar pessoas como criadoras de valor, entender as relações com clientes, fornecedores e investidores como ativos, e usar controles para melhorar decisões, não para erguer muros.

No caso Americanas, a lógica é direta e prática: reconstruir a confiança de fornecedores com prazo e limite de financiamento sustentável, sem “risco sacado” disfarçado, colaboradores com metas claras e segurança quanto a sua empregabilidade, credores com ritmo de pagamentos confiável e cliente com garantia de qualidade e entrega. Cada relação bem recontratada reduz riscos específicos e dá tração ao negócio. Confiança não é poesia: é risco que sai do modelo.

Padrões de normas contábeis e de governança corporativa ajudam a padronizar a conversa sobre riscos, estratégia e desempenho. Mas o que vira prova para o investidor e impacta realmente no valuation da empresa é ritual e cadência. Troque promessas por evidências, mostre geração de caixa operacional; relatório de prazos de pagamento a fornecedores antes/depois das renegociações; evolução de contenciosos; prazo médio de entrega; desempenho por lojas ou unidades operacionais; e qualidade do lucro (alocações, provisões, capital de giro). O investidor acompanha o filme, não a foto.

Até 2026, a agenda é clara, o foco da Americanas é rentabilizar a base: elevar margem por categoria, otimizar sortimento por loja, reduzir ruptura, renegociar contratos logísticos, encurtar o ciclo de caixa. Expansão somente após evidência de que o capital se paga e retorna acima do custo.

Governança não é perfumaria regulatória; é arquitetura de criação e distribuição de valor. Quando tratamos pessoas e parceiros como “problemas a conter”, fabricamos risco, e destruímos o valuation da empresa. Quando religamos governança a relações de confiança, mostramos no modelo por que o lucro e o valor de hoje merecem durar. A pergunta que fica para a próxima reunião de diretoria e do conselho de administração é: queremos maximizar o acionista no excel ou precificar, de verdade, a confiança que sustenta o seu valor final?

Texto originalmente publicado no blog Gestão e Negócios do Estadão, uma parceria entre a FGV EAESP e o Estadão, reproduzido na íntegra com autorização.

Os artigos publicados na coluna Blog Gestão e Negócios refletem exclusivamente a opinião de seus autores, não representando, necessariamente, a visão da Fundação Getulio Vargas ou do jornal Estadão

 

CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia
Blog Gestão e Negócios

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

26 de maio de 2026
SAIU NA MÍDIA
Administração de empresas

SAIU NA MÍDIA

25 de maio de 2026
ambiente de trabalho corporativo com pessoas em situação de estresse e apoio entre colegas
Administração de empresas

Saúde mental no trabalho: evidências apontam caminhos para prevenção e vigilância no Brasil

21 de maio de 2026

Conteúdo recente

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

Para Além do Organograma: Desenho Organizacional Como Reflexo da Estratégia

26 de maio de 2026
SAIU NA MÍDIA

SAIU NA MÍDIA

25 de maio de 2026
ambiente de trabalho corporativo com pessoas em situação de estresse e apoio entre colegas

Saúde mental no trabalho: evidências apontam caminhos para prevenção e vigilância no Brasil

21 de maio de 2026

Mais lidos

machosfera política é analisada em grupos do Telegram no Brasil.

Machosfera e política: como comunidades online influenciam o debate público no Brasil

15 de maio de 2026
O Retorno da “Velha” Gestão: Por que as Techs estão pagando o preço da falta de visão de longo prazo

O Retorno da “Velha” Gestão: Por que as Techs estão pagando o preço da falta de visão de longo prazo

31 de março de 2026
Existe um limite universal para o desenvolvimento tecnológico?

SELIC: O Fator Externo tem Passaporte Americano

6 de maio de 2026
A força das instituições de um país reduz o apoio do governo aos bancos.

Como o apoio do governo aos bancos muda conforme a força das instituições de cada país

24 de dezembro de 2025
Pessoa analisando diferentes opções de alimentos saudáveis e indulgentes em um supermercado, ilustrando a atenção visual nas escolhas alimentares.

Por que alguns alimentos chamam mais a nossa atenção? Estudo revela como escolhemos entre opções saudáveis e tentadoras

1 de abril de 2026
Mulheres na liderança em reunião executiva com equipe discutindo estratégias empresariais

Ter mais mulheres na liderança melhora o desempenho das empresas? Estudo responde

11 de maio de 2026

Tags

administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 4 ODS 8 ODS 9 ODS 10 ODS 12 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

30 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

Ativismo corporativo: quando o posicionamento das empresas gera apoio e rejeição

6 de abril de 2026
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00