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Home Administração de empresas

Dinâmica de games pode trazer bons resultados para organizações em termos de produtividade, aprendizagem e autonomia

10 de maio de 2021
Dinâmica de games pode trazer bons resultados para organizações em termos de produtividade, aprendizagem e autonomia

Imagem: Pixabay

Resumo da pesquisa

  • No aspecto organizacional, melhorias impactam a produtividade, aprendizagem e processos de inovação e atualização
  • Para os times, os resultados se traduzem em melhor clima organizacional, melhor comunicação e trabalho coletivo
  • Em termos individuais, trabalhadores passam a agir de forma mais autônoma e com maior transparência

Pesquisador(es):

Soraia Finamor Neidenbach
Vanessa Martines Cepellos
Jussara Jéssica Pereira

Confira o estudo na íntegra

Se você já percebeu impactos positivos ao transformar processos da sua corporação em jogos, saiba que você está no caminho certo. Um estudo realizado por pesquisadoras da FGV EAESP mostrou que a gamificação promove bons resultados em três dimensões nas organizações: organizacional, de equipe e também individual.

No aspecto organizacional, a pesquisa observou melhorias na produtividade, aprendizagem e também nos processos de inovação e de atualização organizacional. No sentido de equipe ou time, foram notadas melhorias no clima organizacional, na comunicação e no trabalho colaborativo. O aspecto individual também não ficou de fora, com a percepção do maior desenvolvimento do trabalhador, que atuou de forma mais autônoma, com maior transparência na relação entre líderes e liderados, mais auto-estima e também um notado empoderamento dos profissionais.

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“Os resultados da pesquisa podem gerar impactos nas organizações, no sentido de auxiliar gestores em suas tomadas de decisão relativas à implementação de processos gamificados que visem a aprendizagem organizacional”, explica Vanessa Martines Cepellos, uma das autoras da pesquisa.

Além de indicar as melhores práticas para a implementação da gamificação nas organizações – o que pode servir como um guia aos interessados – a pesquisa também mostra a potencialidade do uso da gamificação nas corporações especialmente quando utilizada em conjunto com outros elementos – como palestras, maior envolvimento da área de RH, envolvimento dos gestores de áreas – para a melhoria das três dimensões (organizacional, de time e individuais) da organização.

Realizada com objetivos qualitativos e exploratórios, a pesquisa envolveu a realização de seis entrevistas semi-estruturadas com consultores de gamificação que já implementaram essa ferramenta no setor varejista e demonstrou o entendimento da gamificação como uma solução inovadora e estimulante de aprendizagem, que é capaz de proporcionar ganhos em escala, além de apresentar menor custo de implementação.

Confira a pesquisa na íntegra.

Tags: auto-estimaautonomiacolaboraçãodesenvolvimentogamesgamificaçãoliderançaprocessos
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