• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Cultura nacional tem influência no que o consumidor pensa sobre uma marca

1 de abril de 2024
Cultura nacional tem influência no que o consumidor pensa sobre uma marca

Resumo da pesquisa

Resumo da pesquisa:

  • Explorar o papel de algumas das estruturas de gestão do conhecimento (KM) que são fundamentais para ajudar empresas multinacionais a alinhar sua cultura com a cultura dos países onde operam.
  • Testar se as estruturas de gestão do conhecimento mente aberta (OM), contra conhecimento (CK), inovação ambiental (EF) e capital do cliente (CC) podem variar dependendo da cultura nacional.
  • Enquanto os usuários da Apple no Brasil estão mais associados a níveis de mente aberta e capital do cliente, os usuários italianos estão mais positivamente associados inovação ambiental e contra conhecimento.

Pesquisador(es):

Pesquisador(es):

Marcelo Gattermann-Perin

Alexeis Garcia-Perez

David Cegarra-Leiva

Juan Gabriel Cegarra-Navarro

Para organizações que possuem atividades em mais de um país, as diferenças nas culturas nacionais representam um desafio para manter a cultura organizacional alinhada. Como as organizações globais estão focadas em se transformar em organizações baseadas em conhecimento, esta pesquisa investiga o papel da cultura nacional nos KMs da organização Apple Inc. As estruturas de gestão do conhecimento (KMs) podem ser definidas como estruturas cujo objetivo é incentivar as pessoas a construir relacionamentos, redes e confiança.

O artigo publicado por pesquisadores da EAESP, Marcelo Gattermann-Perin, Alexeis Garcia-Perez, David Cegarra-Leiva, Juan Gabriel Cegarra-Navarro, na revista Knowledge and Process Management, identifica o papel da cultura nacional em quatro KMs, a saber, mente aberta (OM), contraconhecimento (CK), inovação ambiental (EF) e capital do cliente (CC). A mente aberta (OM) é a disposição para buscar ativamente evidências contra as próprias crenças, e pesar tais evidências de forma justa. A criação do contra conhecimento (CK) ocorre quando um indivíduo ou grupo cria interpretações inadequadas ou falsas de eventos. Já a inovação ambiental (EF) consiste em processos, técnicas e sistemas que evitam ou reduzem danos ambientais. Por fim, o capital do cliente (CC) é sobre o relacionamento de uma organização com seus clientes, que contribui para o clima financeiro atual e futuro dessa organização.

Conteúdorelacionado

Liderança compartilhada: como o “pacto do diálogo franco” pode mudar a gestão

Cooperação e transparência contribuem para inovação no ambiente de trabalho

Cooperação e coletividade são peças-chave na implementação de ambiente de trabalho mais democrático

Os dados da pesquisa foram coletados aleatoriamente em dois países, Brasil e Itália, por meio de uma pesquisa eletrônica que apresentava diversas afirmações e o usuário escolhia uma opção numa escala entre concordo plenamente até discordo plenamente. Um total de 285 respostas válidas foram consideradas. As perguntas tiveram testes de confiabilidade e validade asseguradas. Os KMs foram desmembrados em perguntas como “A Apple parece ser aberta a novas ideias”, “A Apple não usa substâncias tóxicas em seus produtos”, “Há histórias maliciosas sobre funcionários da Apple que frequentemente levam a mal-entendidos” e “Eu compraria novamente um produto da Apple”.

Aspectos que definem as diferenças culturais entre esses dois países tornam-se, portanto, conceitos-chave que fundamentam esta pesquisa. Para isso, utilizou-se do modelo de 6 dimensões de cultura nacional, que são visões e valores implícitos ou explícitos compartilhados em grande parte pelos membros de uma nação.  O modelo se divide em distância do poder, individualismo versus coletivismo, masculinidade versus feminilidade, evitar incertezas e orientação de longo prazo versus orientação de curto prazo e indulgência. Brasil e Itália possuem um perfil diferente baseados nesses critérios.

Os resultados apresentam evidências sobre as associações entre os usuários da Apple no Brasil e na Itália. No Brasil, há uma correlação positiva com a mente aberta (OM) e o capital de cliente (CC), enquanto na Itália há uma associação mais forte com o contra conhecimento (CK) e a inovação ambiental (EF). Essas discrepâncias podem ser atribuídas às dimensões culturais que moldam as percepções das pessoas e, consequentemente, suas interações com organizações.

Este artigo faz uma contribuição significativa ao fornecer às organizações uma conscientização sobre as diferentes culturas nacionais e o papel que desempenham na gestão do conhecimento. As organizações podem subestimar o poder das dimensões da cultura nacional e o impacto significativo que têm nos KMs. Portanto, as organizações teriam que considerar modificações apropriadas nas estratégias e KMs em diferentes contextos nacionais.

Leia a pesquisa na íntegra.

Tags: cultura nacionalcultura organizacionalgestão do conhecimentoorganizações globais
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Liderança compartilhada: como o “pacto do diálogo franco” pode mudar a gestão
Administração de empresas

Liderança compartilhada: como o “pacto do diálogo franco” pode mudar a gestão

2 de junho de 2025
equipe de negócios juntando mãos ao centro
Estudos organizacionais

Cooperação e transparência contribuem para inovação no ambiente de trabalho

1 de novembro de 2023
Práticas organizacionais colaborativas garantem ambiente de trabalho mais democrático e eficiente, aponta estudo da FGV
Estratégia empresarial

Cooperação e coletividade são peças-chave na implementação de ambiente de trabalho mais democrático

18 de outubro de 2023

Conteúdo recente

Efeito Boomerang: como práticas sustentáveis retornam e fortalecem a cadeia do frango no Brasil

Efeito Boomerang: como práticas sustentáveis retornam e fortalecem a cadeia do frango no Brasil

16 de junho de 2025
O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00