• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Pesquisa e conhecimento

Mestrado profissional em escola de negócios contribui para qualificar lideranças

3 de fevereiro de 2023
Mestrado profissional em escola de negócios contribui para qualificar lideranças

Kampus Production / Pexels

Resumo da pesquisa

– Artigo realiza estudo de caso sobre mestrado profissional em escola de negócios a partir da avaliação de docentes, gestores, palestrantes e alunos

– O mestrado profissional alinha teoria e prática e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades comportamentais dos egressos

– Alunos aplicaram o conhecimento adquirido no curso em tomadas de decisão nas organizações em que atuam


Pesquisador(es):

Gilberto Sarfati

O mestrado profissional é eficiente em construir pontes entre teoria e prática, segundo artigo do pesquisador da FGV EAESP Gilberto Sarfati publicado na revista “Innovations in Education and Teaching International”. Ex-alunos avaliam de forma positiva o conhecimento adquirido, que foi posteriormente aplicado em tomadas de decisão nas suas respectivas organizações.

O autor relata estudo de caso sobre a criação de um programa de mestrado profissional de uma escola de negócios brasileira. O curso foi criado em 2016 e, até 2020, contava com 58 docentes e 496 alunos. O artigo é baseado em entrevistas com oito docentes e gestores e em questionário aplicado à comunidade da escola,  com 135 respostas de egressos e 44 de palestrantes. A coleta de dados ocorreu em 2020.

Conteúdorelacionado

Para aplicar metodologias ativas de aprendizagem, escolas de negócios devem considerar o contexto e as necessidades dos alunos

Com base na pesquisa, o autor refuta a ideia de que o mestrado profissional seria uma “jabuticaba”, termo que se refere a criações do governo brasileiro que não encontram respaldo nas práticas internacionais. O engajamento da escola e dos docentes contribuiu para a criação de um curso que se consolidou como alternativa viável a programas acadêmicos tradicionais e MBAs, com foco na qualificação de lideranças.

Apesar de não impactar diretamente a carreira dos egressos, visto que muitos já ocupam cargos elevados em suas empresas, o mestrado profissional ajudou seus alunos no desenvolvimento de habilidades comportamentais. No entanto, aponta o autor, ainda há espaço para o programa aprimorar a abordagem sobre a lógica científica e o ensino da gestão baseada em evidências.

Confira o artigo na íntegra

Tags: escola de negóciosliderançasmetrado profisisonal
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Para aplicar metodologias ativas de aprendizagem, escolas de negócios devem considerar o contexto e as necessidades dos alunos
Pesquisa e conhecimento

Para aplicar metodologias ativas de aprendizagem, escolas de negócios devem considerar o contexto e as necessidades dos alunos

1 de fevereiro de 2023

Conteúdo recente

Sem Medir, Não Há Marketing: o Custo Invisível da Ausência de Métricas

Sem Medir, Não Há Marketing: o Custo Invisível da Ausência de Métricas

4 de novembro de 2025
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida professional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida professional

3 de novembro de 2025
Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

1 de novembro de 2025

Mais lidos

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025
Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

Novos docentes fortalecem a excelência acadêmica da FGV EAESP

3 de outubro de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
Quando a régua não cabe: o risco de se medir pessoas como máquinas

Quando a régua não cabe: o risco de se medir pessoas como máquinas

20 de outubro de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

Moedas Verdes e Solares no Brasil: Inovações Financeiras para Justiça Ambiental e Inclusão Energética

24 de junho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00