• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública

Jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas na mesma área

29 de novembro de 2021
Jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas na mesma área

Imagem: Cup of Couple / Pexels

Resumo da pesquisa

  • Decisões financeiras dos jovens adultos podem ter consequências que afetam os próximos anos de suas vidas
  • Escolher como usar o acesso ao crédito é uma dessas decisões, que pode ser influenciada por fatores mais universais ou fatores culturais
  • Ao observar o uso do cartão de crédito entre jovens dos EUA, Brasil e França, pesquisadores notaram que os jovens do gênero masculino dependem mais da educação financeira que recebem dos pais do que as jovens do gênero feminino para fazerem boas escolhas financeiras

Pesquisador(es):

Danilo Braun Santos
Wesley Mendes-Da-Silva
Jill M. Norvilitis
Philippe Protin
Luciana Onusic

Confira o artigo na íntegra

A partir do momento em que passam a ter autonomia sobre suas decisões financeiras, os jovens adultos são frequentemente convidados a tomar decisões financeiras complexas, e algumas delas podem ter consequências perenes, que afetam os próximos anos das suas vidas.

As decisões sobre como usar o acesso ao crédito estão entre essas complexas decisões que os consumidores são convidados a tomar. A situação fica ainda mais desafiadora por conta da expansão do acesso ao crédito a estudantes universitário do mundo todo. Alguns aspectos sobre o uso do crédito são mais universais, afetando os jovens do mundo todo de maneira semelhante, mas existem também algumas características que são específicas de cada cultura e que podem gerar impactos de longo prazo.

Conteúdorelacionado

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

Teste do perfil de investidor precisa mudar, aponta estudo

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

Para investigar como essas características individuais e culturais podem causar implicações de longo prazo, um recente estudo que tem entre seus autores Wesley Mendes-Da-Silva, pesquisador da FGV EAESP, se propôs a analisar o uso de cartão de crédito entre 1458 jovens que vivem em países como o Brasil, EUA e França.

Utilizando um modelo de análise que permite incorporar a relação existente entre as diferentes variáveis envolvidas (como características da cultura local, faixa etária e gêneros), os autores destacam que o bem estar financeiro dos jovens é afetado pela forma individual que eles decidem ter para usar o cartão de crédito e também pela comparação social e pela autoconfiança financeira de cada um.

Este último fator, de confiança pessoal no cuidado com as finanças, também se mostrou bastante relacionada com a educação financeira que estes jovens receberam dos seus pais. Neste aspecto, a comparação entre os grupos analisados revelou evidências de que os jovens do gênero masculino são mais dependentes da educação financeira recebida dos seus pais para fazer boas escolhas financeiras do que as jovens do gênero feminino.

“Este efeito pode ser visto como uma maior dependência das mulheres das atitudes dos pais, porque elas estão mais dispostas a conversar com eles sobre questões financeiras. Além disso, esse resultado pode ser explicado por diferenças culturais em que as expectativas dos pais podem desempenhar um papel relevante à medida que diferentes práticas são adotadas em relação a filhos ou filhas”, refletem os autores.

Confira o estudo na íntegra

Tags: acesso ao créditocartão de créditoculturaeducaçãoeducação financeirajovensjovens adultos
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Pessoa preparando cosméticos naturais em casa com ingredientes simples, representando o consumo consciente e bem-estar.
Administração de empresas

O poder do consumo consciente e bem-estar no dia a dia: o encantamento do consumidor

11 de novembro de 2025
Teste do perfil de investidor precisa mudar, aponta estudo
Administração de empresas

Teste do perfil de investidor precisa mudar, aponta estudo

15 de setembro de 2025
Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã
Vídeos

Pesquisa de Impacto: Educação Financeira na aldeia Kamakã

7 de maio de 2025

Conteúdo recente

Ferramentarias 2030: como virar o jogo da competitividade automotiva

Ferramentarias 2030: como virar o jogo da competitividade automotiva

30 de novembro de 2025
Médico e influencer: a revolução digital nas clínicas médicas

Médico e influencer: a revolução digital nas clínicas médicas

28 de novembro de 2025
Gráfico verde ilustrando como melhorar a precisão dos relatórios de emissões de carbono em empresas.

Como reduzir a incerteza nos relatórios de carbono: pesquisa propõe modelo mais preciso para emissões corporativas

27 de novembro de 2025

Mais lidos

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

Máquinas não pensam como seres humanos! (pelo menos não até este momento…)

1 de novembro de 2025
Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

Impacto da tecnologia no trabalho: pesquisa mostra efeitos na saúde mental e na vida profissional

3 de novembro de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Professores da FGV EAESP estão entre os mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

14 de outubro de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

Como enfrentar os futuros desafios do Ensino Superior brasileiro

29 de outubro de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar consumo coronavírus corrupção covid-19 desenvolvimento sustentável diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres Notícias internas ODS 3 ODS3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

29 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Urbanismo feminista: o caso de Barcelona

16 de setembro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00