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Home Administração pública

Participação de familiares na escola traz melhores resultados para iniciativas voltadas a jovens vulneráveis

6 de novembro de 2020
Participação de familiares na escola traz melhores resultados para iniciativas voltadas a jovens vulneráveis

Foto: Ione Moreno – Semcom / Fotos Públicas

Resumo da pesquisa

  • Participação obrigatória dos pais na escola melhora convivência das famílias, cuidado com os alunos e incentivo às crenças positivas dos adolescentes sobre a educação e as relações de respeito com os outros
  • Estudo realizado por pesquisadores da FGV EAESP com foco em serviços educacionais prestados em bairros carentes foi publicado no “Journal of Services Marketing”
  • Trabalho é pioneiro ao testar empiricamente a estrutura do centro de uso de Kleinaltenkamp et al. (2017)

 


Pesquisador(es):

Suzana Battistella-Lima, Tânia Veludo-de-Oliveira, Edgard Barki

Instituições educacionais em que a participação dos pais dos alunos é obrigatória criam mais valor no uso do que escolas em que a participação dos pais é opcional. No contexto dos serviços educacionais para adolescentes vulneráveis, o valor do uso ecoa na convivência das famílias, no maior cuidado com os alunos e no incentivo às crenças positivas dos adolescentes sobre a educação e as relações de respeito com os outros. Os resultados são de estudo realizado por pesquisadores da FGV EAESP publicados no periódico científico “Journal of Services Marketing”.

Como implicação, o trabalho aponta que “iniciativas voltadas para o enfrentamento da questão social de crianças ou adolescentes em situação de vulnerabilidade terão melhores resultados se suas famílias forem contempladas e envolvidas”.

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O estudo teve como objetivo investigar se e em que medida diferentes formas de relações simbióticas denominadas mutualismo (no caso, com participação obrigatória dos pais) e colaboração (com participação opcional) dentro de serviços educacionais prestados em bairros carentes para adolescentes potencialmente vulneráveis levam a diferentes níveis de valor em uso para seus integradores de recursos (ou seja, os alunos e/ou seus pais).

A pesquisa foi realizada em duas fases. A primeira fase incluiu um estudo qualitativo que envolveu os integradores de recursos focais (os alunos) e periféricos (os pais dos alunos) de uma instituição de ensino brasileira que teve resultados excepcionais. Os resultados qualitativos foram usados ​​para construir uma pesquisa comparativa de vários grupos, nos quais participaram 530 pais ou familiares.

De acordo com os autores, este estudo é o primeiro a testar empiricamente a estrutura do centro de uso de Kleinaltenkamp et al. (2017). E, dessa forma, avança no entendimento de como a interdependência dos atores nos processos de uso leva à criação de valor para as populações vulneráveis.

Confira o estudo:

 

 

Tags: escolasjovensmarketingparticipaçãoserviços educacionaisvulnerabilidade
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