• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas

Pesquisa sobre efeito dos odores em hábitos de consumo conquista o Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research em marketing

15 de outubro de 2020

A tese de doutorado de Ramona de Luca, desenvolvida sob orientação do professor Delane Botelho e defendida na FGV EAESP em 2018, conquistou o Highly Commended Award 2020 da Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research. O trabalho “A cognitive approach to scent marketing: The effect of odor priming and processing dynamics on consumer aesthetic preferences and choices” foi um dos vencedores na categoria de Marketing. A seleção ficou a cargo do “European Journal of Marketing”, o mais importante periódico europeu da área.

A pesquisa de Romana, que atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na FGV EAESP, discute o mecanismo pelo qual as percepções do cheiro contribuem para a tomada de decisão do consumidor e a formação de preferências, dependendo da conexão entre cheiro, processamento cognitivo e pistas emocionais. A tese, composta de três artigos, faz uma contribuição inicial para o marketing sensorial, explorando o potencial de uma abordagem baseada em cognição para estudos de marketing olfativo (artigo 1); testando empiricamente os efeitos do odor priming afetivo e semântico nas escolhas dos consumidores para produtos e marcas (artigo 2); e demonstrando empiricamente como as informações olfativas adicionadas a um produto cujo cheiro não representa um atributo central para sua avaliação regulam a formação das preferências estéticas e o estilo de processamento (artigo 3).

Conteúdorelacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

O trabalho completo está disponível no repositório da FGV EAESP Pesquisa.

Ou acesso o pdf abaixo:

 

Fonte: com informações da DICOM

 

 

 

Tags: cheirosEmerald/EFMD Outstanding Doctoral ResearchEuropean Journal of Marketingmarketingmarketing sensorial
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?
Administração de empresas

Por que nos envolvemos tão intensamente com certas práticas?

26 de agosto de 2024
A partir de três metodologias ativas de aprendizagem, sistema proposto por professores da FGV incentiva habilidades de alunos de graduação
Pesquisa e conhecimento

Prática inovadora de ensino combina diferentes metodologias ativas para engajar estudantes de Administração de Empresas

27 de setembro de 2023
Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação
Administração de empresas

Mais rápido e dinâmico, TikTok exige novas estratégias de comunicação

13 de setembro de 2023

Conteúdo recente

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

O Amanhã Já Começou: Macrotendências Que Já Estão Mudando o E-commerce

14 de junho de 2025
#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

#Podcast Insights: Inteligência artificial na fábrica. Por onde começar?

13 de junho de 2025
#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025

Mais lidos

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

FGV EAESP lança Relatório de Pesquisa 2025

3 de junho de 2025
Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

Tempo, discurso e estratégia: como as organizações constroem narrativas para influenciar decisões?

16 de maio de 2025
Empresas estatais devem ter lucro?

Empresas estatais devem ter lucro?

9 de fevereiro de 2023
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

Indisciplina no Ensino Superior em Tempos de IA: Para Onde Correremos?

29 de abril de 2025
Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

Da ordem ao caos: como consumidores perdem o controle

26 de maio de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus corrupção covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

26 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: O fenômeno do encolhimento de cidades no Brasil

10 de fevereiro de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Relação da diversidade com os resultados financeiros das empresas

12 de dezembro de 2024
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00