• Sobre o Blog Impacto
  • FGV EAESP
  • FGV EAESP Pesquisa
  • Acontece
    • Notícias
    • Eventos
  • Para alunos
    • Serviços para alunos
    • Comunidade FGV
  • Para candidatos
  • Para empresas
    • Soluções para empresas
    • Clube de parceiros FGV
  • Alumni
  • Contato
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os recultados
Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração de empresas Estratégia empresarial

Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

2 de fevereiro de 2023
Cursos online são modelo de negócio promissor, mas professores precisam de qualificação técnica e em gestão

Julia Camercon / Pexels

Resumo da pesquisa

– Pesquisadores entrevistaram professores que ministram cursos em plataformas digitais e identificam oportunidades para o setor

– Maiores ganhos financeiros, autonomia para preparar o conteúdo e facilidade de acesso dos estudantes são aspectos positivos destacados pelos profissionais

– Envolvimento dos professores na venda dos cursos, maior carga de trabalho e dependência do suporte técnico das plataformas são aspectos negativos


Pesquisador(es):

Vanessa Martins dos Santos

Adrian Kemmer Cernev

Guilherme Marzol Montandon Saraiva

Adriano Gonçalves Bidá

Cursos online alcançam um público diversificado e garantem acessibilidade a estudantes que moram longe dos grandes centros. No entanto, a carga de trabalho do professor pode aumentar na medida em que devem participar da venda dos cursos, responder rapidamente às dúvidas dos alunos e desenvolver novas habilidades técnicas, como gravação e edição de vídeos. Os apontamentos são de pesquisadores da FGV EAESP Vanessa Martins dos Santos, Adrian Kemmer Cernev, Guilherme Saraiva e Adriano Gonçalves Bidá em artigo publicado na “Revista de Gestão”.

Os autores realizaram entrevistas em profundidade com dez professores brasileiros que publicam conteúdos em plataformas digitais, como os cursos online abertos massivos (MOOC). A coleta de dados ocorreu em agosto de 2020. Os profissionais consultados atuam em instituições de ensino tradicionais, como faculdades, e são remunerados com percentual de receita obtida com a venda dos cursos.

Conteúdorelacionado

#Podcast Impacto: Gestão da reputação nas plataformas digitais

Dinâmicas de plataformas digitais estimulam debates morais sobre o uso de armas de fogo no Brasil

Ensino remoto exigiu criatividade e flexibilidade dos docentes durante a pandemia

Seis professores destacaram que o modelo de negócios incentivado pelos cursos online traz retorno financeiro positivo, pois o investimento inicial para realizar as gravações das aulas é baixo. Enquanto alguns entrevistados elogiam a autonomia para a criação do conteúdo e a possibilidade de criar uma marca pessoal através da divulgação dos cursos, outros destacam como negativo o envolvimento do professor com atividades de marketing e comerciais para venda do produto.

Os entrevistados ressaltam as oportunidades de crescimento do mercado de cursos online a partir da pandemia. Com isto, é reforçada a necessidade de formar esses profissionais para práticas de empreendedorismo e gestão para aprimorar as estratégias de venda. O desenvolvimento de metodologias para garantir aulas mais dinâmicas e divertidas, com engajamento dos alunos, também é uma demanda dos professores consultados pelo estudo.

Confira o artigo na íntegra

Tags: curso onlineplataformas digitaisprofessores
CompartilharTweetarCompartilharEnviar

Conteúdo relacionado

#Podcast Impacto: Gestão da reputação nas plataformas digitais
Podcast

#Podcast Impacto: Gestão da reputação nas plataformas digitais

20 de maio de 2024
Dinâmicas de plataformas digitais estimulam debates morais sobre o uso de armas de fogo no Brasil
Pesquisa e conhecimento

Dinâmicas de plataformas digitais estimulam debates morais sobre o uso de armas de fogo no Brasil

9 de novembro de 2023
Ensino remoto exigiu criatividade e flexibilidade dos docentes durante a pandemia
Pesquisa e conhecimento

Ensino remoto exigiu criatividade e flexibilidade dos docentes durante a pandemia

31 de julho de 2023

Conteúdo recente

Crowdsourcing: quem deve alimentar seu banco de dados para a Inteligência Artificial?

Crowdsourcing: quem deve alimentar seu banco de dados para a Inteligência Artificial?

22 de agosto de 2025
Tecnologia e Mente: Qual o Limite da Gestão?

Inteligência Artificial, Impacto Real: a Nova Cara das Finanças Sustentáveis

21 de agosto de 2025
Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

Como a requalificação urbana e a presença da guarda municipal reduziram crimes de rua em bairro do Rio

20 de agosto de 2025

Mais lidos

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

Professora Gabriela Lotta conquista três prêmios por pesquisas em Administração Pública

8 de agosto de 2025
Redução da jornada de trabalho?

Redução da jornada de trabalho?

10 de abril de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Consumo e varejo desaceleram no Brasil: projeções da FGV para 2025 e 2026

31 de julho de 2025
#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
Vacinar contra Chikungunya pode reduzir custos de saúde e afastamentos do trabalho

Mais concorrência, passagens mais baratas: estudo mostra como redistribuir slots pode beneficiar passageiros

28 de julho de 2025
Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

Estudo da FGV propõe impostos sobre o tabaco para financiar prevenção ao câncer de pulmão

30 de julho de 2025

Tags

administração de empresas administração pública bem estar coronavírus covid-19 diversidade educação empreendedorismo empresas ESG Estratégia FGVcemif FGV EAESP finanças gestão gestão de saúde gestão pública gênero inovação Inteligência Artificial liderança marketing mudanças climáticas mulheres negócios Notícias internas ODS3 ODS 3 ODS 8 ODS 9 ODS 16 organizações pandemia política pública políticas públicas saúde saúde de qualidade saúde pública supply chain SUS sustentabilidade tecnologia trabalho transformação digital transparência
#podcast Impacto: A relação entre autonomia e desempenho de Defensorias Públicas na América Latina

Podcast Impacto

28 Episode
Subscribe
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Agentes prisionais e emoções no trabalho

18 de agosto de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Eficiência e acesso em saúde: o que podemos aprender com sistemas universais em países em desenvolvimento?

11 de julho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Como a gestão municipal pode reduzir desigualdades educacionais?

12 de junho de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto – Feminist Foreign Policy: liderança feminina e cultura política internacional

10 de abril de 2025
  • Add to Queue
  • Share
    Facebook Twitter Linked In WhatsApp

#PodcastImpacto: Intraempreendedorismo no setor público: inovação e inclusão social

13 de março de 2025
Disseminação do conhecimento
Catálogo dos Centros de Estudos

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os recultados
  • Adm. de empresas
  • Adm. pública
  • Notícias
  • Colunas
    • Blog Impacto
    • Blog Gestão e Negócios
  • Vídeos
  • Podcast

-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00