Todas as empresas que fazem parte da nossa sociedade têm obrigações como uma entidade civil. No entanto, o que elas fazem que vai além das obrigações previstas em lei – como pensar nas comunidades que fazem parte, os cuidados com fornecedores ou com a sua cadeia produtiva – é visto como relacionado a um tema chamado de responsabilidade social corporativa, ou CSR (Corporate Social Responsability, na sigla em inglês).
Ao estudar o tema, a pesquisadora Larissa Marchiori Pacheco realizou uma série de entrevistas com executivos, gestores públicos, promotores e profissionais da linha de frente para entender as políticas públicas e regulamentações empresariais relativas a esse tema, e descobriu que as práticas de responsabilidade social corporativa podem chegar a ofuscar o papel dos governos na visão das pessoas.
“Quanto maior a performance [das empresas] em Responsabilidade Social Corporativa, menos as pessoas veem o governo como eficaz”, sintetizou a pesquisadora em entrevista ao podcast Impacto.
Isso acontece principalmente pela percepção de que as empresas estão cobrindo o vazio deixado pelas políticas públicas, tornando o governo, na perspectiva do cidadão, ineficiente.
Saiba mais sobre a pesquisa neste episódio do podcast Impacto.