Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o desenvolvimento global até 2030, quatro se destacam nas pesquisas sobre negócios internacionais: Trabalho Digno e Crescimento Econômico (ODS 8), Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS 9), Redução da Desigualdade (ODS 10) e Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12). Os apontamentos são de artigo com participação da pesquisadora da FGV EAESP Luciana Marques Vieira publicado na revista “Critical Perspectives on International Business”.
O trabalho mapeia palavras-chave relativas aos ODS em nove periódicos de negócios internacionais entre 2000, ano de assinatura da Declaração do Milênio das Nações Unidas, e abril de 2022. A busca resultou em quase 3 mil artigos que podem ser conectados a, pelo menos, um dos objetivos.
O artigo destaca a contribuição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a produção de conhecimento sobre as necessárias mudanças institucionais por que passam as empresas multinacionais diante dos desafios globais da sustentabilidade. Antes do lançamento dos objetivos pela Organização das Nações Unidas em 2015, pesquisas que integrassem aspectos sociais e ambientais com temas econômicos eram mais recorrentes entre pesquisadores individuais, apontam os autores.
Já a ampla adesão aos ODS por governos, empresas e sociedade civil tem reforçado uma mudança de paradigma. O artigo identifica contribuições valiosas entre as produções acadêmicas publicadas em periódicos mais jovens e com classificação inferior na área de negócios internacionais. Portanto, alertam os pesquisadores, é interessante que periódicos mais tradicionais e bem classificados abram espaço para uma perspectiva mais integrada sobre sustentabilidade, com aportes das ciências sociais, por exemplo.