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Blog Impacto - FGV EAESP Pesquisa
Home Administração pública Pesquisa e conhecimento

Ensino remoto exigiu criatividade e flexibilidade dos docentes durante a pandemia

31 de julho de 2023
Ensino remoto exigiu criatividade e flexibilidade dos docentes durante a pandemia

Antoni Shkraba / Pexels

Resumo da pesquisa

– A pandemia estimulou a migração para o ensino remoto, que exige uma abordagem centrada no estudante

– Em uma experiência de aprendizagem transformadora no ensino remoto, os professores atuam como facilitadores em vez de serem os detentores de todo o conhecimento

– Os docentes precisam construir comunidades, estimular a reflexão crítica e promover a autonomia dos estudantes, adaptando-se às necessidades e demandas da turma


Pesquisador(es):

Fernanda Carreira

Gabriela Alem Appugliese

Ricardo Barretto Barboza

Isabella Cruvinel Santiago

Mario Monzoni

A pandemia acelerou a migração do ensino remoto no sistema educacional. Apesar dos desafios na adaptação, o modelo reforçou a importância de uma abordagem centrada no estudante. O professor deixa de ser aquele que “sabe de tudo”, e passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem. É o que aponta artigo publicado na revista “GV Executivo” pelos pesquisadores da FGV EAESP Fernanda Carreira, Gabriela Alem Appugliese e Mario Monzoni.

Os autores realizam relato de experiência na condução da disciplina de graduação “Formação Integrada para a Sustentabilidade (FIS)”, da FGV EAESP, que migrou para o ensino remoto emergencial com a chegada da Covid-19 ao Brasil, em março de 2020. A coleta de dados ocorreu nas três turmas estudadas, que tiveram início em março e agosto de 2020 e fevereiro de 2021. Os pesquisadores realizaram observação participante nas três turmas, grupos focais com 41 dos 42 estudantes matriculados nas turmas de 2020, análise de avaliações preenchidas por 42 alunos e entrevistas com 12 desses estudantes.

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A disciplina possui equipe de docentes com formações multidisciplinares e é baseada em dois pilares: o Projeto Referência, um desafio semestral realizado de forma coletiva, e o Projeto de Si Mesmo, fundado em atividades autorreflexivas. Assim, a disciplina já possuía de antemão abertura para reavaliação do planejamento e sensibilidade para a percepção da realidade trazida pela turma.

Construir comunidades, estimular a reflexão crítica e a autonomia dos estudantes e criar espaços de acolhimento são algumas das funções assumidas pelos docentes da disciplina durante o ensino remoto. A abordagem transformadora está presente na capacidade criativa e de adaptação de acordo com as necessidades e demandas da turma, o que vale também para o contexto pós-pandemia.

Confira o artigo na íntegra

Tags: alunosaprendizagem transformadoraautonomiacriatividadeemiaensino remotoprofessores
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